Veja tudo sobre o INCC

INCC: o que é e como é calculado?

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) é uma indicação econômica utilizada para medir a variação dos custos da construção civil no Brasil. De antemão, na hora de comprar um imóvel, por exemplo, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é a taxa INCC e quando ela pode ser cobrada.

Pensando nisso, a equipe da Auten Incorporadora preparou este post para esclarecer tudo sobre a taxa INCC em 2023. Vamos lá?

Leia mais: Vai investir no mercado imobiliário em 2023? Confira 3 dicas essenciais

O que é a taxa INCC?

A princípio, o INCC é composto por três subíndices: mão de obra, materiais e equipamentos. Cada um desses subíndices possui um peso diferente no cálculo final do índice. A variação do índice reflete, portanto, as variações de preços dos insumos utilizados na construção, incluindo preço dos imóveis, salários, matérias-primas e equipamentos.

Em geral, o INCC é utilizado como uma forma de atualizar os valores dos contratos de construção, de forma a manter o equilíbrio econômico-financeiro das obras. Ele é importante tanto para as empresas que atuam no setor da construção civil quanto para os consumidores que pretendem adquirir imóveis ou contratar serviços de construção.

Quais são os tipos de INCC?

Atualmente existem dois tipos de INCC:

INCC-M

O INCC-M é a versão mensal do INCC e é divulgado pela FGV no final de cada mês. Ele é usado como referência para a correção de contratos de obras e serviços de construção civil. O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência.

INCC-DI

O INCC-DI é a versão diária do INCC e é utilizado para atualizar os preços de materiais e serviços em contratos que prevêem o pagamento parcelado. Ele é calculado com base nos preços coletados entre o primeiro e o último dia do mês de referência.

É importante ressaltar que o INCC – DI é conhecido apenas como INCC. Isso porque, é a versão mais conhecida pela população devido ao seu uso nos contratos de financiamento de imóveis.

Como o INCC é calculado?

O INCC é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a partir de uma pesquisa de preços, que é feita mensalmente pela em diversas cidades do país. A pesquisa envolve a coleta de preços de materiais de construção, como cimento, tijolo, areia, entre outros, além dos custos com mão de obra e serviços.

Para calcular o índice, é utilizada uma média ponderada dos preços de todos os itens pesquisados, sendo que os itens que possuem maior peso no cálculo são aqueles que têm maior representatividade no custo total da construção.

O resultado do INCC é divulgado mensalmente pela FGV e serve como referência para reajustes de contratos de financiamento e preços no setor da construção civil.

Além disso, o INCC também é utilizado como um indicador da inflação no país, já que os preços dos materiais de construção e serviços relacionados à construção civil têm um peso significativo na economia brasileira.

Eventualmente, se você quer investir em imóveis é recomendado que se mantenha atento à variação da taxa INCC, pois consequentemente ela influencia diretamente no mercado imobiliário.

Quando o INCC pode ser cobrado?

Conforme a regulamentação nacional, o INCC pode ser cobrado em contratos que envolvem a construção civil, como contratos de compras de imóveis, de empreitada, de prestação de serviços de engenharia, de fornecimento de materiais de construção, entre outros.

Geralmente, esses contratos incluem cláusulas de reajuste de preços com base no INCC, para que as partes envolvidas possam ajustar o valor da contraprestação de acordo com a variação de preços do setor.

Vale ressaltar que a cobrança do INCC deve estar prevista e acordada no contrato, e a forma de cálculo e atualização dos valores deve ser clara e transparente para ambas as partes.

Qual o valor do INCC atual?

O INCC-DI está acumulado em 0,51% em 2023 conforme dados divulgados no dia 7 de março. Em janeiro de 2023 o percentual acumulado no ano havia sido de 0,46%, ante 9,28% e 9,17% em dezembro e novembro de 2022, respectivamente.

O INCC-M está acumulado em 0,53% em 2023, conforme dados divulgados em 24 de fevereiro. Em janeiro de 2023 o percentual acumulado no ano havia sido de 0,32%, ante 9,40% e 9,11% em dezembro e novembro de 2022, respectivamente.

Conclusão

Por último, é importante reforçar que, caso você queira comprar um imóvel na planta, vale a pena procurar uma incorporadora, imobiliária ou construtora que possua nome e credibilidade para que lhe forneça todas as taxas de forma clara e concisa, assim evitando eventuais golpes.

A Auten Incorporadora é uma marca do grupo Cataguá Soluções Imobiliárias que busca trazer um novo conceito de moradias de alto padrão para quem busca exclusividade, inovação e a experiência de viver bem no interior paulista.

Confira outros artigos como este no blog da Auten. Você também pode conferir nosso catálogo de imóveis clicando aqui.

Rolar para cima