A decoração oriental reúne vários estilos que trazem charme, beleza e tranquilidade. Neste modelo, que pode servir para a sala, o quarto e até a cozinha, se destacam as referências do Japão, da China e da Índia, assim como dos países asiáticos em geral.
O estilo de decoração oriental traz características típicas desses países, como as cores e objetos, além de apresentar um conceito clean. O objetivo é manter o equilíbrio e a sutileza, prezando sempre pela simetria e organização dos espaços.
Por isso, preparamos este artigo para explicar como fazer a decoração oriental e caprichar. Continue a leitura.
Leia mais: Plantas na decoração: dicas para incluí-las na sua casa
Como é a decoração oriental?
Antes de mais nada, a decoração oriental não se assemelha aos estilos que estamos acostumados no Brasil ou em outros países ocidentais. Nela, é utilizado apenas o necessário dentro de um espaço. Com isso, os ambientes ficam mais amplos e organizados.
Os móveis são baixos e possuem molduras maiores. Quanto às texturas, podem ser de pedra, madeira ou papel. Por outro lado, podemos usar um papel de parede estilo oriental ou pendurar quadros com símbolos das culturas dos países asiáticos.
A decoração inspirada no Oriente pode aparecer em apenas na sala ou no quarto, ou na casa inteira. Você também pode começar aos poucos, adicionando detalhe por detalhe.
As cores da decoração oriental
Em primeiro lugar, a maioria das cores do estilo oriental são inspiradas na natureza. A princípio, cores neutras como tons de creme, azul claro e até cinza caracterizam bem este estilo, fazendo com que o cômodo fique mais elegante. Entretanto, se o desejo é caprichar no luxo, é recomendado que se utilize detalhes com tonalidades vibrantes, a exemplo do vermelho, lilás ou rosa.
Decoração oriental para sala
Em seguida, lembre-se que o minimalismo é um estilo marcante da decoração oriental. O uso de poucos móveis é um dos aspectos responsáveis pela típica sensação de leveza em casa. No caso dos móveis básicos como a mesa e os assentos, é fundamental atentar para as características de design.
O estilo da mesa para sala oriental pode incluir peças em madeira ou até mesmo de metal, desde que apresentem design minimalista. Sendo assim, opte por mesinhas retangulares, típicas das salas japonesas, e que também valorizem a decoração das salas orientais.
Simultaneamente, as almofadas também podem ser utilizadas como opção de assento para sala em detrimento de peças maiores como cadeiras e poltronas.Veja alguns exemplos a seguir!
Se você procura por imóvel de alto padrão no interior de São Paulo, o Condomínio Vitra Residence possui apartamentos na planta a partir de 77m², com todo o espaço que você precisa para fazer a decoração oriental na sala e impressionar as visitas. Clique aqui e saiba mais.
Decoração oriental para quartos
Assim como na sala, o quarto precisa aparentar amplitude por meio de uma decoração simples e a utilização de pouca mobília. Nesse sentido, uma alternativa é optar pelas camas japonesas, que são marcadas pela baixa estrutura e base de madeira.
Ela deve estar sobreposta a um tapete que pode ser feito de diferentes materiais, como a palha. Se preferir, pode colocar apenas o colchão. A seguir, confira alguns modelos de cama japonesa.
Decoração oriental para cozinha
Já para decorar a cozinha no estilo oriental, é recomendado que cada objeto tenha seu devido lugar e a organização seja primordial.
Entre os revestimentos mais adequados para esse espaço está a madeira. Com relação às cores, prefira castanho, vermelho ou terracota, sempre valorizando a iluminação natural. Além disso, escolha móveis de pedra ou madeira.
Decoração oriental para área externa
Se a sua casa ou apartamento tem varanda, o ideal é usar uma persiana para sacada para manter a privacidade do ambiente. Isso porque a harmonia no ambiente externo deve ser igual a do ambiente interno.
A varanda ou quintal, por exemplo, devem estar atrelados com o estilo do resto da casa. Coloque plantas na decoração e arbustos mais duráveis, visto que na tradição oriental esses elementos são passados de geração a geração.
Não se esqueça de incluir pontes e pedras, itens muito comuns em jardins orientais, principalmente no Japão. Você também pode inserir uma horta caseira para complementar o ambiente.
Conclusão
Por último, esperamos que você tenha aprendido como ambientes com decoração oriental são bonitos, elegantes, práticos e têm a premissa de tornar a atmosfera mais leve e agradável.
Eventualmente, asiáticos são dotados de grande equilíbrio espiritual. Por esse motivo, este estilo de decoração pode melhorar o clima da sua casa, e até impressionar as visitas, não é mesmo?
Confira outros posts como esse no blog da Auten.