Cortinas e persianas: como escolher a melhor opção para a decoração

cortinas e persianas

As cortinas e persianas de casa enriquecem a estética dos ambientes com elegância. Além de proteger a sua privacidade, elas também revelam a paisagem quando desejado. Primordialmente, elas trazem conforto para dentro de casa, com a sensação de que estamos bem protegidos do mundo exterior.

O texto a seguir traz algumas orientações sobre o que você precisa analisar no momento de decorar um apartamento para acertar nos modelos de cortinas e persianas certas. Confira a seguir.

Leia mais: Acessibilidade: melhores pisos para circulação de cadeirantes

Qual é a diferença entre cortinas e persianas?

Primeiramente, na hora de escolher entre cortina ou persiana, é preciso ter em mente alguns fatores. Alguns deles são: o estilo da decoração, o espaço onde quer colocar a peça, o índice de luminosidade que deseja e o objetivo do item decorativo.

Cada ambiente vai exigir um tipo, de acordo com esses pontos. Porém, os dois tipos podem até ser usados juntos, para um charme extra e obter as vantagens de cada. O tamanho do ambiente pode ser um fator decisivo na escolha entre persianas e cortinas. Em cômodos grandes, a cortina pode dar um ar mais intimista e acolhedor.

Já em espaços pequenos, a persiana pode ser uma opção melhor por ocupar menos espaço que as cortinas. Além disso, elas permitem maior passagem de luz com as versões de tecido claro, aumentando a sensação de que o cômodo é mais amplo.

Vantagens de optar pelas cortinas

As peças em tecido costumam ser ótima opção também para quem gosta de criar e misturar tendências, já que podem ser confeccionadas em extensa variedade de tecidos, modelos e complementadas com acessórios.

Maior privacidade

Algumas cortinas, como as de blackout, garantem um bloqueio completo da entrada de luz. Por isso, oferecem mais privacidade, já que os vizinhos sequer perceberão a presença de alguém na casa.

Controle da luz

Além da privacidade, o bloqueio eficiente da entrada de luz é interessante para sessões de cinema em casa, ou até para quem tem bebês, com maior sensibilidade nos olhos.

Aconchego imediato

Por serem de tecido, as cortinas imediatamente tornam o ambiente mais aconchegante e intimista, devido à textura e ao volume. Assim, são as preferidas para quartos e salas muito espaçosos, que sem cortinas ficam mais frios e impessoais.

Redução de ruídos

Quanto mais espesso o tecido da cortina, mais eficiente será em diminuir o ruído externo. Portanto, caso você viva em uma grande capital ou rua movimentada, uma cortina poderá trazer mais paz e silêncio para seu espaço.

Conforto térmico

Além de melhorar a sensação acústica, a cortina também pode oferecer mais conforto térmico para um ambiente. Então, você pode optar por um tecido mais grosso, para regiões frias, e um mais leve, para áreas praianas ou muito quentes.

Leia mais: Decoração para home office: como se organizar para o trabalho remoto

Vantagens da decoração com persianas

Por outro lado, quem procura uma decoração mais moderna e tem um ambiente planejado nos mínimos detalhes tende a optar pelas persianas. Elas também ajudam a regular a entrada de ar, luz, mantém a privacidade do ambiente, mas são mais limitadas no quesito decoração/possibilidades.

São mais versáteis

As persianas podem ser instaladas em praticamente qualquer cômodo da casa, inclusive banheiros e cozinhas. Com uma infinidade de modelos, também combinam com vários estilos de decoração.

Podem ser automatizadas

Nada mal fechar a persiana do sofá com um controle remoto né? Alguns modelos possuem até aplicativo no smartphone, em que você pode programar quando quer fechar a peça. Por falar nisso, confira este artigo sobre como deixar a sua casa inteligente.

Imagina, todo dia, na hora do sol forte, ter a praticidade de fechar a persiana sem levantar do sofá. Essa funcionalidade também é bem importante para as persianas de teto, principalmente para quem mora em apartamento.

São fáceis de limpar

Por não serem de tecido, também são mais fáceis de limpar e perfeitas para quem tem alergias. Alguns materiais, como PVC e alumínio, permitem até a limpeza com um pano umedecido e com sabão neutro.

Ocupam menos espaço

Outro benefício da persiana é que ocupa menos espaço que as cortinas. Especialmente as horizontais, funcionam muito bem em apartamentos pequenos.

Conclusão

Enfim, esperamos que você tenha entendido as principais diferenças entre cortinas e persianas para escolher qual é a melhor opção para sua decoração. Entretanto, vale lembrar que as persianas são mais bem-vindas na sala de estar, enquanto as cortinas são apropriadas para os quartos.

Por último, se você busca por apartamento na planta no interior de São Paulo, venha conhecer o Condomínio Vitra Residence. A Auten Incorporadora está trazendo um novo conceito de viver bem para a cidade de Santa Bárbara D’Oeste.