A arteterapia é o uso da arte na terapia para ajudar uma pessoa a se expressar. Em primeiro lugar, a prática foi formalizada pelo psiquiatra alemão Dr. Hans Prinzhorn em 1919, que a chamou de “atividade criativa dos artistas”. Os benefícios da arteterapia são muitos e variados.
Apesar disso, é possível afirmar que o uso da arte na terapia existe desde o início da história antiga, mas foi em 1938 que ela ficou conhecida como uma disciplina específica. A seguir, confira o que é arteterapia e quais são os seus benefícios!
Leia mais: Obras de arte em casa: como incorporá-las na decoração?
Quais são os tipos de arteterapia?
Existem vários tipos diferentes de arteterapia, mas todos eles seguem um padrão semelhante que inclui a criação de desenhos ou pinturas seguidos de reflexão sobre sua experiência de fazê-los.
As sessões individuais são feitas somente com seu terapeuta e podem envolver falar sobre seus sentimentos ou problemas enquanto trabalham juntos em projetos artísticos.
A terapia de grupo envolve pessoas se reunindo para compartilhar suas experiências umas com as outras a fim de dar sentido a suas vidas e encontrar soluções para seus problemas através do processo criativo de fazer arte.
Como é feita arteterapia?
Os terapeutas de arte trabalham com clientes de todos os estilos de vida, desde crianças até adultos e idosos que lidam com questões como depressão ou Alzheimer. Eles utilizam diferentes técnicas como pintura ou escultura para ajudar as pessoas a lidarem com questões emocionais.
A brinquedoteca e o playground de um condomínio são ótimos locais para se praticar a arteterapia. Por isso, o Vitra Residence (empreendimento localizado em Santa Bárbara, no interior paulista) conta com esses atrativos, além de uma área de lazer com mais de 4 mil m². Clique aqui para conhecer.
A terapia artística é feita individualmente ou em grupo, com a presença de um terapeuta de arte. Você também pode fazer isso você mesmo, mas ter alguém lá para ajudá-lo facilita.
Durante as sessões individuais, o terapeuta faz perguntas sobre o que você sente sobre certas coisas para que eles entendam o que está acontecendo dentro de sua cabeça melhor do que qualquer outra pessoa jamais poderia saber sem fazer perguntas a si mesma primeiro.
Isto os ajuda a saber onde devem concentrar seus esforços ao criar novas peças durante cada sessão juntos; caso contrário, não haveria sentido porque nada jamais seria feito.
Leia mais: 5 dicas para te ajudar a ter uma rotina saudável e leve
Primeiramente vem a criação de uma imagem em resposta a uma solicitação. Por exemplo, você pode tentar desenhar algo que represente o que você sente neste momento. Depois, quando terminar o desenho, dedique algum tempo para refletir sobre o que ele significa para você e como ele faz sentido dentro de sua história de vida.
Sendo assim, discuta este processo com um terapeuta ou outro profissional treinado que possa ajudar a orientar a conversa em direção à cura ou objetivos de crescimento – isto poderia incluir a discussão de sentimentos sobre experiências passadas ou o planejamento de experiências futuras.
Qual a função da arteterapia?
A arteterapia pode ser usada para ajudar em uma variedade de questões. Ela pode ajudar as pessoas a se expressarem, lidar com traumas e doenças, e até encontrar um sentido de vida.
Os benefícios da terapia de arte incluem a melhoria da autoconsciência e o aumento da auto-estima, bem como a melhoria das habilidades de comunicação. A arteterapia também pode ajudá-lo a desenvolver relações mais fortes com os outros, melhorando sua capacidade de se expressar de forma construtiva.
Estes benefícios são especialmente importantes se você estiver lutando contra a depressão ou ansiedade. O ato de criar arte pode ser catártico, ajudando-o a se sentir menos sobrecarregado por emoções negativas e mais conectado com os outros, ou até mesmo apenas consigo mesmo.
A terapia da arte também encoraja as pessoas que sofrem de doenças crônicas ou dor a envolverem seus corpos de novas maneiras que podem não parecer possíveis quando estão se sentindo doentes ou desconfortáveis o tempo todo (como o desenho).
Foi demonstrado que a participação em atividades criativas como esta pode ajudar a melhorar os resultados de saúde – não apenas fisicamente, mas também mentalmente.
Conclusão
A arteterapia é uma ótima maneira de se expressar e trabalhar através de emoções difíceis. Como mencionamos, ela também tem mostrado melhorar a autoconsciência, criatividade e até mesmo ajudar pessoas a curar doenças ou traumas.
Se você estiver interessado em mais conteúdos como esse, confira o blog da Auten!