Coifa, depurador ou exaustor: qual a melhor opção para apartamento?

Coifa, depurador ou exaustor: qual a melhor opção para apartamento?

À primeira vista, quando se decide eliminar o cheiro de gordura de casa, pode ser que surja dúvida entre coifa, exaustor e depurador. Esses equipamentos de cozinha deixam o ar do ambiente mais limpo e também dão um toque de sofisticação.

Antes de tudo, é importante ressaltar que cada um desses três têm suas próprias características e atendem a necessidades diferentes.Entretanto, antes de integrá-los é necessário lembrar que tanto a coifa quanto o depurador ou exaustor também são parte da decoração de sua cozinha.

Portanto, se você quer saber o que são uma coifa, depurador e um exaustor e quais as suas diferenças, confira neste artigo!

Leia mais: O que está na moda para decoração em 2023?

O que é uma coifa?

Primeiramente, uma coifa é um dispositivo de ventilação que é instalado sobre um fogão ou cooktop para remover o ar e os odores que são produzidos durante o cozimento. A coifa é conectada a um sistema de exaustão que deve ter uma saída externa.

A coifa é geralmente feita de aço inoxidável, alumínio ou outro material resistente ao calor e costuma ser vista em restaurantes e cozinhas industriais, mas está ganhando cada vez mais espaço nas casas, pois remove 90% dos odores do ambiente.

Algumas coifas possuem filtros que ajudam a remover a gordura e outros detritos que são produzidos durante o cozimento, enquanto outras possuem um sistema de recirculação de ar que filtra o ar e o redireciona de volta para a cozinha.

O que é um depurador de cozinha?

Já o depurador de cozinha é um aparelho que ajuda a remover fumaça, vapores e odores produzidos durante o cozimento de alimentos.

Ele também é instalado acima do fogão ou cooktop e funciona puxando o ar poluído através de um filtro de gordura e, em seguida, expelindo-o para o exterior da casa ou recirculando-o depois de passar por um filtro de carvão ativado.

O depurador de cozinha é importante para manter a qualidade do ar na cozinha e reduzir a acumulação de gordura e sujeira nas superfícies. Nesse sentido, vale lembrar que existem marcas que vendem itens 2 em 1. Ou seja, você pode encontrar equipamentos que funcionam como coifa e depurador, por exemplo.

Leia mais: Espaço beleza no condomínio: veja os benefícios

O que é um exaustor?

Por outro lado, o exaustor é um dispositivo mecânico que é usado para extrair ar ou gases do ambiente em que está instalado. Ele é composto por um motor que aciona um conjunto de hélices ou pás que giram rapidamente, criando uma corrente de ar que é direcionada para o exterior do ambiente.

Os exaustores são usados em uma variedade de aplicações, incluindo a ventilação de cozinhas, banheiros e churrasqueiras. Eles ajudam a remover o ar viciado e a umidade, além de eliminar odores, fumaças e outros poluentes do ambiente.

Os exaustores podem ser instalados em diferentes locais, como nas paredes, tetos, dutos ou janelas, dependendo da aplicação específica. Eles podem ser operados manualmente ou automaticamente e podem ser controlados por interruptores e sensores de qualidade do ar.

Qual a melhor opção para apartamento: coifa, depurador ou exaustor?

A escolha entre coifa, depurador ou exaustor para um apartamento dependerá de vários fatores, como o tamanho da cozinha, o tipo de fogão e a frequência com que se cozinha.
A coifa é a opção ideal para apartamentos maiores, com cozinhas mais espaçosas. As coifas são mais eficientes na remoção de fumaça, gordura e odores do que os depuradores e exaustores. Elas podem ser instaladas tanto em cozinhas com saída externa, quanto em cozinhas sem saída externa, usando a opção de recirculação de ar.

Se você procura por apartamentos na planta no interior paulista, o Condomínio Vitra Residence tem área de lazer completa e unidades a partir de 77 m² nos imóveis padrão e 135 m² nas coberturas, onde você tem maior comodidade para planejar a sua cozinha. Clique aqui para saber mais.
Já o depurador é uma opção adequada para apartamentos menores, com cozinhas menos espaçosas. Os depuradores não requerem saída externa, pois funcionam filtrando o ar e devolvendo-o limpo ao ambiente. Eles são mais fáceis de instalar e têm um custo mais baixo do que as coifas.
O exaustor é uma opção intermediária entre a coifa e o depurador. Ele pode ser instalado em cozinhas com saída externa e é indicado para apartamentos com cozinhas de tamanho médio. Os exaustores são mais eficientes na remoção de fumaça e odores do que os depuradores, mas menos eficientes do que as coifas.

Conclusão

Em resumo, para escolher a melhor opção para o seu apartamento, você deve considerar o tamanho da cozinha, o tipo de fogão e a frequência com que cozinha. Ainda assim, esperamos que você tenha aprendido com nossas dicas sobre coifa, depurador e exaustor.
Confira outras dicas com essa no blog da Auten.

Rolar para cima