mercado imobiliário no interior paulista

A evolução do mercado imobiliário no interior paulista

A Auten foi fundada para acompanhar a evolução do mercado imobiliário no interior paulista. De antemão, se você acompanha os processos geográficos do Brasil, já deve ter ciência que, cada vez mais, moradores das grandes cidades migram para regiões interioranas.

Sobretudo, neste artigo vamos falar sobre os fatores que levaram ao crescimento do mercado imobiliário no interior paulista, que apresentou vasta evolução nos últimos anos e se consolidou, também, como fonte de investimento. Confira a seguir.

Auten, um novo conceito em moradias de alto padrão

Por que o mercado imobiliário no interior paulista está crescendo?

Constantemente, mais e mais pessoas têm buscado por melhor qualidade de vida, o que acaba, o que acaba movimentando o mercado de imóveis no interior de São Paulo. Esse fenômeno é denominado êxodo urbano.

Entre as principais razões que justificam a procura por imóveis no interior, é possível destacar o alto índice de segurança, a mobilidade urbana e a proximidade dessas cidades com a capital São Paulo. No entanto, esses não são os únicos atrativos da região, que conta com municípios desenvolvidos e de grande relevância na economia do estado.

Por esses motivos, as regiões interioranas passaram a se destacar no mercado imobiliário, principalmente depois do início da pandemia do coronavírus, em 2020, quando o estilo de vida tranquilo ressignificou o sentido de lar.

Os altos e baixos do mercado imobiliário

Em 2008, a crise imobiliária americana refletiu de forma negativa em todo o mundo. Entretanto, após esta crise, a economia brasileira começou a prosperar. Consequentemente, o mercado imobiliário seguiu a mesma tendência.
Afinal, com uma economia fortalecida e estável, há melhora na empregabilidade, na renda e na confiança do consumidor com o futuro, características que garantem condições propícias para o investimento em um imóvel.

Porém, entre os anos de 2013 e 2018, a situação mudou, ocasionando uma crise no setor imobiliário como um todo. Nesse meio tempo, o Brasil sofreu com a crise econômica e problemas políticos, que afetaram negativamente o mercado imobiliário.

Em decorrência desses fatores, o poder aquisitivo e o consumo de produtos em determinados setores diminuíram drasticamente, dando início ao período de recessão. Principalmente, no setor de compra e venda de imóveis.

A retomada do mercado imobiliário

Com a chegada do ano de 2019, o mercado imobiliário voltou a crescer. Como se sabe, este setor é feito de ciclos, que se renovam de tempos em tempos. De lá para cá, um conjunto de medidas do governo e das instituições bancárias facilitou a compra e venda de imóveis, através das quedas nas taxas e flexibilização nas negociações.

Já no ano de 2022, a Selic alcançou 13,75%, um número relativamente alto se comparado ao início de 2021, quando chegou a 2%. Entretanto, as taxas de crédito imobiliário não acompanharam a Selic, e saltaram de 7% para 9,5% em média. Dessa forma, a compra de imóvel continua sendo uma boa oferta.

Para se ter ideia, de acordo com o Banco Central, em outubro de 2020, o saldo de financiamento imobiliário atingiu R$ 697,3 bilhões. Sendo este, um marco histórico para o setor e comprovando a sua retomada.

De fato, a pandemia da covid-19 teve um papel fundamental neste cenário, pois mostrou a importância de se ter uma casa com ambiente confortável para o regime de trabalho home office, que se tornou uma realidade. Sendo assim, o interior de São Paulo, por exemplo, começou a ser visto com outros olhos pelas pessoas que buscam por imóveis.

Oportunidade de investimento

A vida no interior paulista tem muito mais a oferecer do que se pensa. O mercado de imóveis é um dos investimentos mais seguros, devido à sua alta demanda e capacidade de valorização. Por isso, cada vez mais moradores de São Paulo investem em imóveis do interior.

Outro fator que facilita a realização de investimentos nesta região é a variedade de condomínios, que apresentam valores mais interessantes que os imóveis da capital. Clique aqui e veja dicas para realizar um investimento imobiliário seguro.

Por exemplo, uma casa de condomínio no interior paulista, com o valor de R$ 500 mil, certamente teria quase o dobro do preço na capital. Dessa forma, o mercado imobiliário desta região acaba sendo beneficiado com um número maior de transações.

A Auten no mercado imobiliário do interior paulista

Para contribuir com o desenvolvimento dessa região, a Auten Incorporadora está investindo em lançamentos de imóveis de alto padrão.

Ao mesmo tempo em que a Auten não abre mão do estilo de vida do interior, a empresa também se compromete em trazer empreendimentos luxuosos e modernos. Nossos projetos buscam as melhores soluções e atendem a quem busca pela excelência em um imóvel.

Clique aqui para descobrir o catálogo de imóveis da Auten.

Conclusão

Por fim, agora que você já adquiriu maior conhecimento sobre a evolução do mercado imobiliário no interior paulista, que tal dar uma olhada em nossos próximos lançamentos? As cidades de Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba e Jundiaí estão em constante desenvolvimento e nossos empreendimentos estão chegando para acompanhar este crescimento.

Gostou do texto? Confira mais conteúdos como esse no blog da Auten.

Rolar para cima