Veja como desenvolver o hábito de leitura na fase adulta

Como desenvolver o hábito de leitura na fase adulta?

Acima de tudo, os benefícios de ter o hábito de leitura tanto na infância quanto na fase adulta são incontáveis. Em primeiro lugar, você pode aprender novas habilidades, ganhar inspiração e até mesmo aumentar suas oportunidades de carreira lendo regularmente.

Neste artigo vamos lhe mostrar como desenvolver o hábito de leitura na fase adulta e superar as desculpas que o impedem de ler. Continue a leitura.

Leia mais: 5 dicas para te ajudar a ter uma rotina saudável e leve

Quais são os benefícios da leitura para o cérebro?

Primeiramente, ler é bom para o seu cérebro. O hábito de leitura ajuda você a pensar mais claramente, aprender coisas novas e se manter informado sobre o mundo ao seu redor. A leitura nos ajuda a entender melhor outras pessoas, nos mostrando como pensam e se sentem em diferentes situações.

Quando lemos livros com personagens diferentes de nós, sejam eles de um sexo ou etnia diferentes, podemos ver que há mais de uma maneira de viver neste mundo.

A leitura também nos ajuda a entender melhor. Afinal, lendo memórias autobiográficas ou romances de ficção que se centram em personagens que têm nossos traços de personalidade, é possível ter uma auto-reflexão que nos ajuda a aumentar nossa percepção.

Todavia, essa percepção não está somente relacionada aos nossos atos da fase adulta, mas também das decisões tomadas durante os anos de infância.

Como desenvolver o hábito de leitura?

Talvez devido à grande influência do rádio e da televisão na cultura brasileira desde a década de 60, e agora das redes sociais, muitos brasileiros não estão acostumados a ler para obter informações. Mas isso não significa que não possamos mudar, não é mesmo? Veja algumas maneiras de desenvolver este hábito, a seguir.

1. Comprometa-se a ler durante alguns minutos por dia

Como qualquer outro hábito, leva tempo e compromisso. Desenvolver o hábito de leitura também o ajudará a melhorar suas habilidades de escrita, assim como seu vocabulário e sua base de conhecimentos gerais.

Atualmente, é fácil se distrair com outras coisas e perder o foco. Por isso, tente ler de 5 a 30 minutos por vez. De forma gradativa, isto ajudará você a manter o hábito diário. Talvez a melhor maneira é apenas reservar algum tempo, a cada dia, onde não há mais nada para fazer. Pelo menos até que os primeiros capítulos estejam concluídos com sucesso, sem se distrair com algo mais pelo caminho.

Entretanto, se você se encontra lutando contra este compromisso, vale a pena criar um lembrete no seu telefone para que todos os dias tenha um horário para ler.

Leia mais: Decoração montessoriana: saiba como ela ajuda no desenvolvimento do seu filho

2. Leia algo que lhe interessa, não apenas algo que é designado por um professor

A leitura é um hábito, não algo que se faz para uma nota. Também não é algo que deva ser forçado. Se você está lendo só porque está em uma lista dos melhores livros, ou porque alguém lhe disse para ler – e não porque lhe interessa – então pare de ler.

A leitura deve ser divertida e agradável. Se seu livro não for interessante o suficiente para você continuar, então abaixe o livro e pegue outro. Você não tem tempo para livros que o aborrecem ou frustram; há muitos mais lá fora esperando a vez deles serem lidos.

A leitura também ajuda a entender melhor as pessoas, permitindo que você veja as coisas a partir de sua perspectiva – e pode até mesmo melhorar os relacionamentos. Finalmente, a leitura expande nossa imaginação, introduzindo-nos a novos mundos e personagens que podem não ser como nós, mas que ainda assim se sentem suficientemente reais.

3. Elimine os excessos

Estudos comprovam que tomar decisões exige um gasto de “energia mental”, mesmo as decisões mais simples. Para evitar esse gasto, a opção é tornar algumas atividades rotineiras.

Com horário definido para tomar banho, por exemplo, você não precisa ficar pensando se é melhor ir para o banheiro assim que chegar do trabalho, às 19h, ou descansar um pouco e ir para o chuveiro apenas antes de dormir, às 21h. Além de economizar energia, essa rotina vai fazer com que você consiga manter a disciplina.
Se desconecte
Diferente dos notebooks e computadores tradicionais, o celular possui tamanho menor, facilidade de uso, conectividade constante e acesso a milhares de aplicativos. Com isso, há quem mantenha os aparelhos por perto desde o momento em que acorda até a hora de dormir.

Durante todo este período os dispositivos fornecem um fluxo quase contínuo de mensagens e alertas, bem como acesso fácil a uma infinidade de fontes de informação. As notificações podem se tornar um empecilho para conseguir ter um hábito de leitura. Por isso, deixe seu aparelho em modo silencioso ou, se for necessário, mantenha-o desligado enquanto lê.

Confira 5 aplicativos para desenvolver o hábito de leitura

1. Amazon Kindle

O app para Android e iOS é gratuito para baixar e oferece uma grande variedade de diferentes títulos, como: livros, revistas, quadrinhos e jornais. A interface é fácil de usar e organizar e você não precisa ter um aparelho Kindle para usar.

2. Skoob

O app, que é gratuito, disponibiliza ferramentas para te ajudar a organizar sua própria estante virtual. Dessa forma, é possível saber quais livros já foram lidos, quais estão na fila e, ainda, criar sua lista de desejos.

3. Goodreads

Por ele é possível encontrar, ler e compartilhar seus títulos preferidos. O app afirma ser o maior site para se encontrar livros e recomendações de leitura, com mais de 75 milhões de membros que já adicionaram a expressiva soma de mais de 2.2 bilhões de livros em suas estantes.

4. Cabeceira

O app Cabeceira é de graça para baixar e permite, além de registrar seus livros, também acompanhar o progresso da sua leitura e ver quanto tempo, em média, é necessário para terminar um livro. Há a possibilidade de definir metas (o que pode ser interessante para desenvolver o hábito de leitura).

5. Minha Leitura: Organizador

Com o Minha Leitura é possível planejar sua rotina separando, por exemplo, uma quantidade de páginas para ler por dia ou mesmo determinar uma data para fechar um livro, que você esteja enrolando há tempos. É possível também acompanhar seu desempenho, inserir anotações, definir os melhores horários para ler e etc.

Conclusão

Então, aí está! Os benefícios da leitura e como desenvolver um hábito de leitura como adulto. Espero que este artigo tenha inspirado você a pegar um livro e ler por si mesmo. Se você quiser mais informações sobre como a leitura pode melhorar sua vida, confira o blog da Auten.

Rolar para cima