A princípio, quem procura por cachorros para apartamento deve ter em mente que não existe uma melhor raça definida para ter em casa. Afinal, essa opção pode variar de pessoa para pessoa, a depender do seu gosto e de sua necessidade.
Ter um animal de estimação é muito bom, pois eles fazem companhia, adoram brincar, dar carinho e sempre estão ao nosso lado em todas as situações. Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais dúvidas sobre cachorros para apartamento.
Leia mais: Playground para animais no condomínio: saiba tudo sobre o pet place
Qual a melhor raça de cachorro para ter em apartamento?
De antemão, não há uma resposta única para essa pergunta, pois a escolha da melhor raça de cachorro para um apartamento depende de diversos fatores, como o tamanho do apartamento, a quantidade de exercício que o cão precisa, seu nível de energia e temperamento.
No geral, as raças de cães que se adaptam melhor a viver em apartamentos são as de porte pequeno ou médio, que precisam de menos espaço para se exercitar. Algumas boas opções incluem:
- Poodle
- Maltês
- Shih Tzu
- Lhasa Apso
- Yorkshire Terrier
- Bichon Frisé
- Pug
- Bulldog Francês
- Chihuahua
No entanto, é importante lembrar que cada cachorro é único e pode ter necessidades diferentes. Antes de escolher uma raça, é importante considerar suas necessidades individuais e garantir que você terá tempo para atender a essas necessidades.
Além disso, lembre-se de que todos os cães precisam de exercícios diários, socialização e treinamento adequados, independentemente da raça ou tamanho.
Como viver com cachorro em apartamento?
Ter um cachorro em um apartamento pode ser uma experiência maravilhosa e gratificante, mas requer alguns cuidados especiais para garantir que o animal e os moradores do prédio convivam em harmonia. Aqui estão algumas dicas para ajudar a tornar a convivência com um cachorro em um apartamento mais fácil:
- Escolha um cachorro que se adapte bem a apartamentos: nem todas as raças de cães são adequadas para viver em apartamentos. Antes de adotar um cão, certifique-se de que ele será confortável em um apartamento.
- Proporcione exercícios e atividades diárias: mesmo em um espaço pequeno, é importante que o cachorro tenha atividades diárias e exercícios. Passeios regulares e brincadeiras dentro do apartamento são importantes para o bem-estar físico e mental do animal.
- Mantenha o cachorro limpo e higiênico: certifique-se de que o cachorro esteja sempre limpo. Isso inclui banhos regulares, escovação dos dentes e das orelhas, e corte das unhas.
- Treine o cachorro: é importante treinar o cachorro para se comportar bem em um ambiente fechado. Ensine-o a não latir excessivamente, a não morder ou arranhar móveis e objetos, e a fazer suas necessidades no lugar certo.
- Limpe e desinfete a área de convivência do cachorro: mantenha a área onde o cachorro dorme e come limpa e desinfetada. Use produtos seguros para animais de estimação para limpar e evitar odores.
- Respeite as regras do condomínio: verifique as regras do condomínio em relação aos animais de estimação e siga-as rigorosamente. Isso inclui acesso às áreas permitidas para passeio e a necessidade de manter o cachorro sempre na coleira.
Seguindo essas dicas, é possível viver harmoniosamente com um cachorro em um apartamento. Lembre-se de que ter um animal de estimação é uma responsabilidade que requer tempo, atenção e cuidado.
Se você procura por apartamento no interior de São Paulo, vale lembrar que o Condomínio Vitra Residence, localizado em Santa Bárbara, conta com unidades a partir de 77m² e um playground para animais de estimação onde seu cachorro poderá se exercitar bastante.
Qual o cachorro que late menos?
Desde já é importante lembrar que não existe uma raça canina que costuma latir menos em comparação a outras raças, pois todos os cães latem como forma de comunicação e expressão. No entanto, o nível de latidos pode variar de acordo com o temperamento e treinamento individual de cada cachorro.
Algumas raças como o Basenji e Whippet, são conhecidas por latirem menos frequentemente em comparação com outras raças, mas isso não significa que eles não latam em determinadas situações.
É importante lembrar que, independentemente da raça, é possível treinar e educar o cachorro para latir apenas em momentos apropriados, como quando há uma ameaça ou perigo iminente.
Leia mais: Lifestyle: entenda o que é e como descobrir o seu
O que diz a lei sobre animais em apartamento?
No Brasil, a legislação em relação a animais em apartamento pode variar dependendo do estado ou município em que você reside. Entretanto, em geral, a lei brasileira não proíbe a criação de animais de estimação em apartamentos.
No entanto, é importante lembrar que a convivência de animais de estimação em apartamentos deve ser regulamentada pelas normas internas do condomínio e respeitar as regras de convivência entre os moradores.
Em outras palavras, cabe ao condomínio estabelecer regras e restrições específicas para a convivência de animais de estimação em suas áreas comuns, como corredores, elevadores e jardins.
Conclusão
Gostou das nossas dicas sobre cachorros para apartamento? Não se esqueça que qualquer um deles precisa de cuidados contínuos como: vacinas, alimentação adequada e claro uma boa visita ao veterinário. Dessa forma, você terá sempre seu amiguinho feliz e saudável para brincar com ele
Gostou do conteúdo? Confira outros artigos como esse no blog da Auten.