Primeiramente, o método montessori foi criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907. A decoração montessoriana é uma metodologia caracterizada por maior autonomia, liberdade e cuidado no desenvolvimento natural e aprendizado infantil.
O mundo é feito por adultos e para adultos. Por isso, as crianças podem se sentir excluídas diante de algumas decorações e correm riscos de sofrer acidentes. Para mudar essa história, nasceu a decoração montessoriana: uma maneira inovadora e eficiente de conceber a infância e suas características, valorizando a individualidade da criança.
Em outras palavras: a decoração montessoriana é voltada para as crianças, dando um suporte eficaz e profundo no desenvolvimento de quem ainda está descobrindo o mundo. Além disso, é um estilo simples que traz sofisticação para o ambiente.
Está confusa? No post de hoje, você vai descobrir como a decoração montessoriana pode ajudar no desenvolvimento do seu filho. Continue lendo!
O que é decoração montessoriana?
Sobretudo, a decoração montessoriana é aquela em que todos os móveis de um cômodo ficam posicionados na altura da criança, para que ela possa ter independência na hora de explorar os espaços. O método traz a segurança que seu filho precisa, mas é fundamental fazer um planejamento para deixar tudo ao alcance deles.
De antemão, nem sempre a decoração deve estar presente em todos os cômodos de casa. Normalmente esse modelo é planejado para quartos infantis. Sobretudo, o quarto montessoriano pode ser montado para recém-nascidos e para crianças que estão na primeira infância, até os cinco anos de idade. Você pode reformular a decoração do quarto com o crescimento do seu filho.
Vale ressaltar que, não necessariamente, um quarto comum de bebê é igual a um quarto montessoriano. Em outras palavras, o método montessori preza por uma arrumação bem mais simples, deixando a criança livre para brincar quando quiser.
Quais são os benefícios da decoração montessoriana?
Agora que você já sabe do que se trata o assunto, podemos falar sobre as vantagens que esse tipo de decoração traz ao desenvolvimento infantil. Confira.
Estimula a criatividade da criança:
No livro “O espírito criativo”, Daniel Goleman explica o caso de uma criança que comentou com a sua mãe que precisava fazer um “curta de terror” para o colégio. A mãe então sujou o armário com geleia vermelha. Em seguida, lhe entregou uma câmera e permitiu que ela usasse a sua sala como um estúdio de filmagem. Essa criança era Steven Spielberg.
Para uma criança, a vida é uma aventura criativa, e é preciso dar liberdade a ela. Esse é só um simples exemplo do poder que nós temos se agirmos como facilitadores, e não como “cortadores de asas” dos nossos filhos. Algo que muitas vezes acontece nas escolas tradicionais, onde não se incentiva o prazer de aprender. A pressão e a busca pela perfeição sufocam a alegria, a fantasia.
Fortalece a independência e confiança:
As crianças que crescem em ambientes montessorianos são incentivadas a serem independentes em todos os aspectos de sua vida desde que são bebês. Elas têm a oportunidade de fazer escolhas sobre suas atividades e, portanto, o envolvimento espontâneo começa a florescer. Mas é importante lembrar que toda liberdade tem limite.
Identifica suas capacidades e habilidades:
Eventualmente, nossos filhos desenvolvem habilidades sociais eficazes para interagir com outras crianças e adultos. Um ambiente montessoriano auxilia amorosamente esse processo com respeito a cada fase, facilitando a identificação das aptidões dos pequenos.
Evita acidentes domésticos com os pequenos
Os quartos montessorianos apresentam soluções arquitetônicas que culminam na segurança das crianças para se movimentar como bem entenderem. Neles, as camas são normalmente baixas, os móveis e mobília projetados para a altura da criança. Dessa forma, o risco de acidentes domésticos com os pequenos é reduzido.
Aprimora a concentração e coordenação motora
Para que ela consiga desenvolver atenção na tarefa que está fazendo, é preciso proporcionar-lhe tempo para trabalhar sem interrupção. Certamente, um um ambiente montessori é adequado para que a criança aprenda a absorver de forma eficaz. Para começar a fomentar a coordenação motora é importante entender as necessidades de espaço da criança.
Identifica os limites da criança
Assim como a decoração montessoriana permite que possamos identificar as habilidades de uma criança logo em seu primeiro ciclo de vida, ela também faz com que seja possível traçar seus limites. Quando observamos as diversas situações do mundo tomando o limite como ponto de referência, constatamos que ele se encaixa perfeitamente em tudo.
Auten: um novo conceito em moradias de alto padrão
Como aplicar o método montessoriano em casa?
Finalmente você já descobriu as vantagens de decorar o quarto do seu filho com o método montessoriano. Agora é a hora de aplicar na sua casa!
Cuidado com o excesso de informações
Uma decoração montessoriana possui elementos que chamam a atenção das crianças. Porém, o excesso de informações pode confundir seu babê e fazer com que ele perca o foco em determinada tarefa, já que existem muitas coisas para ver e fazer.
Portanto, evite o acúmulo de objetos e opte por um visual clean. Uma sugestão é usar móveis multifuncionais, como uma caixa de brinquedos que serve como um banco.
Além dos itens decorativos, também é importante ter atenção redobrada quanto às cores usadas no ambiente. Tons pastéis são boas opções para o quarto, pois promovem a paz e o relaxamento. Aos poucos, à medida que a criança cresce, você pode ir adicionando cores fortes e brilhantes para estimular as brincadeiras.
Escolha uma cama montessoriana
Diferentemente do berço, que deixa a criança dependente dos pais para realizar qualquer movimento, a cama montessoriana fica sempre o mais baixa possível, permitindo que o pequeno se levante sozinho sempre que desejar. Ao mesmo tempo, outro ponto positivo desse tipo de cama é a sua proximidade com o chão, que evita que a criança escale o berço e sofra um acidente.
Opte por móveis infantis
Os móveis infantis permitem que você monte um ambiente próprio para seus filhos, onde eles tenham maior facilidade para estudar, brincar ou apenas fazer aquela bagunça. Além disso, móveis com “tamanho de criança” minimizam as chances de deixar o seu filho com sensação de vulnerabilidade, já que o pequeno não se assusta com o mobiliário grande para ele.
Por isso, algumas dicas são usar mesas e cadeiras pequenas e baixas, tapetes infantis, puffs confortáveis para crianças e outros elementos de decoração que estimulem o seu filho a descobrir novas possibilidades.
Imponha os limites para a segurança dos pequenos
Consequentemente, uma vez que a liberdade é concedida às crianças, a segurança é um dos principais pontos na hora de pensar no ambiente montessoriano. Por isso, não deixe de seguir algumas dicas e garantir a segurança delas:
- Tampe as tomadas com proteções específicas;
- Use tapetes macios para evitar que a criança se machuque ao cair;
- Não use quadros com vidro. Opte pelo acrílico;
- Instale barras fixas na parede para incentivar os primeiros passos do bebê;
- Evite móveis com laterais pontiagudas, preferindo os com cantos redondos.
Conclusão
Viu como a decoração montessoriana pode auxiliar no desenvolvimento do seu filho? Certamente, você poderá aproveitar para fazer brincadeiras e desenvolver ainda mais cada etapa do seu crescimento.
Por fim, ainda assim é possível caprichar nos detalhes e projetar um quarto lindo. Se você está procurando por imóveis de alto padrão, venha conhecer os lançamentos da Auten. Morar no interior de São Paulo é uma experiência magnífica!