Antes de mais nada, a cromoterapia na decoração de um apartamento é uma técnica terapêutica que utiliza cores para equilibrar o corpo, a mente e as emoções. Dessa forma, pode ser usada para criar ambientes mais harmoniosos e agradáveis.
Bem como algumas pessoas já ouviram falar sobre a cromoterapia, mas não sabem exatamente como ela funciona, outras já afirmam que nunca ouviram falar do termo. Por isso, preparamos este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas. Continue a leitura.
Leia mais: Morar em apartamento: veja as vantagens de viver em um condomínio
O que é cromoterapia?
A princípio, a cromoterapia é uma forma de terapia complementar que utiliza cores para ajudar a restaurar o equilíbrio físico, emocional e espiritual do corpo. A teoria por trás da cromoterapia é que cada cor tem uma frequência de vibração específica que afeta diferentes partes do corpo.
Dessa forma, ao expor o corpo a cores específicas, a energia da cor é absorvida pelos órgãos, glândulas e tecidos, estimulando o processo de cura e equilíbrio.
A cromoterapia é utilizada de várias formas, incluindo a exposição a luzes coloridas, uso de roupas e tecidos coloridos, ingestão de alimentos com cores específicas, banhos de água colorida, e até mesmo o uso de cristais coloridos.
Embora a cromoterapia não seja reconhecida como uma forma de tratamento médico, muitas pessoas acreditam que pode ser útil para aliviar o estresse, melhorar a circulação sanguínea, aliviar a dor e a tensão muscular, melhorar o sono, e ajudar a tratar vários problemas de saúde, incluindo doenças mentais e emocionais.
No entanto, é importante lembrar que a cromoterapia não deve ser usada como um substituto para o tratamento médico convencional, e é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de tentar qualquer forma de terapia alternativa.
Leia mais: Cozinha planejada de apartamento: veja dicas para decorar
Como funciona a cromoterapia na decoração?
1. Escolha uma paleta;
Em primeiro lugar, escolha uma paleta de cores que reflita o ambiente que você deseja criar. Por exemplo, para um espaço tranquilo e relaxante, escolha tons de azul, verde e roxo. Para um ambiente energizante, escolha cores como vermelho, laranja e amarelo.
2. Atenção aos objetos;
Use cores em objetos decorativos, como almofadas, tapetes, cortinas e obras de arte. Esses itens podem ser facilmente trocados para atualizar a decoração e a atmosfera do espaço.
3. Lembre-se das paredes;
Posteriormente, você poderá pintar as paredes com cores que transmitam a sensação que você deseja. Por exemplo, uma parede verde pode criar um ambiente tranquilo e relaxante, enquanto uma parede vermelha pode transmitir energia e entusiasmo.
4. Use a iluminação ao seu favor.
Eventualmente, a iluminação pode ser usada para destacar as cores e criar um clima específico. Lâmpadas com luz amarela suave podem criar um ambiente acolhedor e íntimo, enquanto luzes brancas brilhantes podem criar um espaço mais animado e vibrante.
Não tenha medo de misturar cores. Muitas vezes, a combinação de cores pode criar um efeito único e interessante. Experimente diferentes combinações para encontrar a que melhor se adapta ao seu estilo pessoal e ao ambiente que você deseja criar.
Se você procura por imóveis na planta no interior paulista para futuramente implantar um projeto de cromoterapia na decoração do seu apartamento, o Condomínio Vitra Residence conta com unidades que variam entre 77 m² e 156 m², onde você pode facilmente integrar a cromoterapia com uma luxuosa cozinha americana para você receber seus convidados ou fazer as refeições em família.
Qual a função de cada cor da cromoterapia?
A seguir, estão as funções básicas de cada cor na cromoterapia:
Vermelho
Estimula a circulação sanguínea, aumenta a energia e a vitalidade. É usado para tratar a fadiga, anemia e falta de apetite.
Laranja
Tem efeito revigorante e estimulante, ajuda a melhorar a digestão e a estimular o sistema imunológico. É usado para tratar a depressão, ansiedade e estresse.
Amarelo
Estimula a concentração e a capacidade mental, ajuda a melhorar a memória e a clareza mental. É usado para tratar a insônia, irritabilidade e falta de confiança.
Verde
Tem efeito calmante e relaxante, ajuda a aliviar o estresse e a tensão emocional. É usado para tratar a hipertensão, dor de cabeça e tensão muscular.
Azul
Tem efeito sedativo e tranquilizante, ajuda a aliviar o estresse, ansiedade e insônia. É usado para tratar problemas respiratórios, como asma e bronquite.
Violeta
Tem efeito calmante e purificador, ajuda a equilibrar as emoções e a promover a espiritualidade. É usado para tratar problemas de pele, dores de cabeça e distúrbios emocionais.
Rosa
Tem efeito suavizante e calmante, ajuda a equilibrar as emoções e a promover o amor próprio. É usado para tratar problemas emocionais, como depressão e ansiedade.
Por outro lado, se você é um adepto do estilo de decoração mais sofisticado e menos colorido, confira nosso artigo sobre como decorar com a paleta neutra de cores.
Conclusão
Por fim, esperamos que você tenha tido melhor esclarecimento sobre a cromoterapia na decoração após ler este post. Não deixe de visitar o blog da Auten para conferir mais dicas de decoração.
Se você é do interior de São Paulo e está procurando por imóveis, não deixe de conferir o Vitra Residence, localizado em Santa Bárbara D’Oeste. Visite nosso site para conhecer esse e outros futuros lançamentos da Auten.