Saiba o que é o conceito aberto

O que é conceito aberto e quando utilizá-lo em casa

Na última década, o conceito aberto consolidou-se uma tendência arquitetônica na decoração, marcado pela ausência de paredes e integração de ambientes, que pode ser aplicado em grandes espaços, como a cozinha e a sala, por exemplo.

Dessa forma, as áreas ficam integradas, trazendo sofisticação e criando sensação de amplitude. Esse estilo, além de trazer maior iluminação para o ambiente, facilita a locomoção entre os moradores. Com tantos benefícios, o conceito aberto se tornou preferência na decoração.

Leia mais: Como deixar a sua casa inteligente? Confira as novidades do mercado

Por esse motivo, preparamos este artigo para falar sobre o que é o conceito aberto. Confira abaixo um pouco mais sobre o tema e recomendações sobre como utilizá-lo no imovel.

O que é o conceito aberto?

Existem diferentes histórias para o surgimento do termo conceito aberto. Em primeiro lugar, se fala que uma Nova Iorque sofria com grande aumento populacional na década de 30, fazendo com que milhares de pessoas fossem obrigadas a tornar antigos prédios, estúdios e galpões industriais em moradia, nascendo assim os primeiros “lofts”.

Esses locais tinham, em sua maioria, poucas paredes, o que dificultava a divisão dos cômodos. Assim, era comum que, em grande parte dessas residências, a sala de estar, sala de jantar e cozinha fossem integradas, com apenas um balcão ou bancada em ilha, dividindo estes ambientes.

Por outro lado, outros dizem que o mesmo surgiu durante a década de 90, também em Nova Iorque. Porém, motivado pela especulação imobiliária e crescente dificuldade de transportar e transitar mercadorias nas áreas centrais da cidade. Assim, muitos galpões industriais foram transformados em casas e a tendência se espalhou.

Para que serve o conceito aberto?

Agora que já mostramos o que é e como surgiu o conceito aberto, vamos pontuar algumas vantagens e aplicações para o seu imóvel.

Integrar ambientes

A integração entre os ambientes é uma das vantagens de uma casa de conceito aberto.
Ele permite que todos os presentes nas áreas interligadas possam interagir, Esse modelo decorativo permite a plena socialização em encontros de amigos, reuniões familiares ou visitas casuais, facilitando a comunicação.

Por exemplo, pais de crianças pequenas podem estar na cozinha preparando a refeição e continuarão tendo total visão de onde e o que seus filhos estão fazendo. Por falar nisso, se você procura por apartamento na planta de alto padrão no interior de São Paulo, venha conhecer o Condomínio Vitra Residence. Plantas espaçosas em um empreendimento completo.

Mesclar ambiente interno e ambiente externo

Para apartamento com varanda ou casa com quintal, o conceito aberto pode conectar esses ambientes ao interior da casa, uma vez que as barreiras que separam essas duas portas serão minimizadas o máximo possível.

Conectando o interior com a área externa, você terá um espaço harmonioso e agradável. Consequentemente, essa conexão trará mais luz natural e ventilação, o que, dependendo da distribuição do ambiente, poderá alcançar toda residência, trazendo sensação de aconchego e liberdade.

Uma área externa com flores ou plantas é uma ótima opção para projetos de conceito aberto, já que é cientificamente comprovado que ter contato com o verde no nosso dia a dia reduz os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) e a pressão arterial.

Garantir melhor iluminação

Com a ausência das paredes, a luz tanto natural quanto artificial tende a se espalhar com mais facilidade pelos cômodos, principalmente com a presença de grandes janelas e varandas, como no caso dos apartamentos do Vitra Residence, localizado em Santa Bárbara D’Oeste.

A iluminação natural traz benefícios que vão da saúde até a produtividade. A luz solar aumenta a produção de vitamina D, melhorando a absorção de cálcio pelos ossos, enquanto a ausência da mesma faz nosso cérebro entender que é hora de descansar, diminuindo nosso rendimento.

Leia mais: 5 dicas para te ajudar a ter uma rotina saudável e leve

Acessibilidade

Ao eliminar as paredes e divisórias do projeto ou de uma construção já existente, fica mais fácil organizar a casa para que os moradores que tenham necessidades especiais ou dificuldades de mobilidade, tenham espaços livres e amplos para a circulação, sem precisar dar de cara com obstáculos ou portas a todo momento.

Além disso, você verá uma grande diminuição nos custos com material de construção e mão de obra, já que não será necessário erguer a quantidade usual de paredes, ou instalar tantas portas e janelas.

Conclusão

Por fim, obrigado por ler nosso artigo até o final. Temos certeza de que você gostou de saber mais sobre o conceito aberto e a história por trás deste modelo.

Confira mais dicas de decoração no blog da Auten.

Rolar para cima