Nos últimos anos, a tecnologia trouxe diversas mudanças para nossas vidas, fator que se intensificou com a pandemia. Uma delas é o conceito de casas inteligentes, também chamadas de smart home, uma grande novidade do mercado imobiliário.
Para se ter ideia, de acordo com um estudo da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), entre 2014 e 2020, houve um aumento de 11,35% neste setor. Atualmente, já existem mais de 300 mil casas inteligentes no Brasil. E esse número deve chegar a 20% de todas as residências brasileiras em 2023.
Obras de arte em casa: como incorporá-las na decoração?
As casas automatizadas vieram para facilitar ainda mais as atividades do cotidiano e hoje, o que era apenas um pensamento utópico, virou realidade. Por isso, se você quer saber como deixar seu lar mais inteligente, continue lendo este artigo.
O que é uma casa inteligente?
Primeiramente, a casa inteligente também pode ser chamada de casa conectada. Esse tipo de residência possui um ou mais aparelhos eletrônicos conectados à internet. Trata-se de um imóvel em que todos os sistemas eletrônicos funcionam como um só, sob controle dos moradores.
Porém, não estamos falando de computadores ou celulares, mas sim de realizar tarefas simples, como acender a luz, trancar as portas ou fechar a cortina, através da conexão com o Wi-Fi.
Dessa maneira, todas as tarefas funcionais de uma casa podem ser executadas pelo celular ou tablet, ou por comando de voz, quando associado a uma assistente virtual, como a Alexa.
Além disso, as casas inteligentes também são sustentáveis, visto que, por meio das automações, é possível otimizar os gastos com a energia elétrica. Por exemplo, é possível programar lâmpadas para ligar ou desligar em horários pré-estabelecidos.
Como deixar a casa inteligente?
A princípio, sua necessidade vai determinar quais são os dispositivos que devem ser conectados. Suponha que você escolha ter um ar condicionado inteligente. É possível programá-lo para que ligue 15 ou 20 minutos antes da sua chegada e, ao entrar em casa, seu ambiente já estará climatizado.
Para quem tem maior necessidade e quer ter menos trabalho, também é possível adquirir um kit de casa conectada, que traz um adaptador de tomada, uma lâmpada e um controle universal – sendo este último bem útil, pois consegue concentrar todas as funções dos eletrônicos que possuem controle remoto infravermelho.
Escolha seu assistente virtual
Por outro lado, a escolha de uma assistente também é uma forma de organizar sua casa. Caso tenha preferência pela Alexa, basta baixar o app Amazon Alexa e adicionar todos os dispositivos, já separando por ambiente. Se optar pelo Google, basta instalar o Google Home, que já vem no Android.
Vale ressaltar que esse passo é importante por duas razões: a primeira é se certificar de sempre comprar dispositivos compatíveis com o assistente virtual escolhido. Você pode olhar as características ou perguntar para um comerciante antes de adquirir o produto.
O segundo motivo é a organização, pois cada marca tem seu aplicativo para configurar, e geralmente só funciona com seus próprios produtos. É possível centralizar tudo na Alexa ou no Google Home, facilitando o seu trabalho. Afinal, muita tecnologia pode nos complicar.
Sugestões de dispositivos
Você pode começar com qualquer dispositivo inteligente que julgar útil. Mas, se você não tem ideia de qual seria, vamos listar alguns itens que podem ser benéficos nesse primeiro momento:
Tomada inteligente
De maneira bem simples, uma tomada inteligente funciona como uma régua programável: você pode ligar ou desligar o aparelho à distância, sem tocar no interruptor.
Sobretudo, isso permite que você programe recargas em uma caixa de som, por exemplo. O aparelho fica conectado o tempo todo à tomada, mas ela só passa energia durante o período em que você decidir. Neste caso, é possível evitar problemas de bateria e manter a caixa sempre carregada.
De maneira idêntica, outra possibilidade seria programar a cafeteira para passar o café no horário matinal ou mesmo ativar o timer para desligar uma televisão que não tenha este recurso nativamente.
Lâmpada inteligente
Do mesmo modo das tomadas, as lâmpadas também podem ser inteligentes. No entanto, é necessário lembrar que elas não só oferecem a função de ligar ou desligar em horários definidos ou de acionamento com comandos de voz.
Algumas lâmpadas inteligentes permitem a troca de cor e temperatura, variando o brilho entre 1% e 100%. Outra programação é a de automatizar esse brilho para aumentar ou diminuir com o avançar da noite.
Leia mais: 8 dicas para usar luminárias na decoração da sua casa
Controle universal inteligente
Para quem não sabe, o controle universal é um aparelho que substitui o tradicional e conhecido controle remoto infravermelho, permitindo que você acione tudo por um único dispositivo. E, como ele se conecta à rede Wi-Fi, você pode ligar e desligar a TV ou aparelho ar-condicionado de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet.
Entretanto, é preciso lembrar que o controle universal só pode se conectar aos dispositivos que estão no mesmo ambiente. Ele conversa com os aparelhos através do infravermelho, e só se comunica com o celular ou um assistente de voz pela internet.
Em suma, a vantagem é que você pode substituir todos os controles de TV, ar condicionado, set-up box e afins, por um único dispositivo. E há, ainda, a possibilidade de utilizar mais de um celular, desde que esteja logado à mesma conta no aplicativo da fabricante.
Kit Casa Conectada
Como já mencionado anteriormente, uma ótima opção, caso você tenha o desejo de testar vários dispositivos ao mesmo tempo, é o Kit Casa Conectada, disponível nas grandes lojas.
Este kit é composto por uma lâmpada, uma tomada e um controle universal. Inclusive, também é possível encontrá-lo em diversas marcas no Brasil. No entanto, certifique-se de que o preço compensa. Às vezes, comprar cada produto separadamente pode acabar sendo mais vantajoso.
Conclusão
O mercado já apresenta um grande número de outros produtos que servem para as casas conectadas, desde câmeras inteligentes até smart TVs com funções de assistente virtual. Tudo vai depender de sua necessidade – e você também pode adaptar as tomadas inteligentes para o eletrodoméstico a sua escolha.
Agora que você já sabe mais sobre as casas inteligentes, venha conferir o blog da Auten para descobrir conteúdos como este.