A julgar pelo crescente número de adegas especializadas, o brasileiro se interessa cada dia mais pelo vinho e evoluiu muito no quesito descobrir novos sabores, aromas e texturas. Se você faz parte das pessoas que gostam de reunir os amigos, abrir um vinho e apreciá-lo, este artigo é para você! Confira as dicas abaixo e comece a idealizar a sua adega no seu imóvel.
Encontre o lugar ideal
A adega de vinhos deve ficar em um local ou espaço reservado e preferencialmente climatizado, onde os vinhos ficam acomodados até o consumo.
Como se sabe, os vinhos são bebidas que carregam aromas e sabores, e no caso do mau armazenamento, a bebida pode sofrer alterações na sua essência. A adega de vinhos pessoal pode ser personalizada de acordo com a sua preferência, geralmente podendo ser feita de madeira com divisórias em diagonal, por exemplo, para melhor acentuar o sabor da bebida.
Qual o tamanho ideal para a adega?
A adega pode ser projetada de acordo com o espaço que você já tenha disponível, inclusive alguns apartamentos já possuem espaços reservados para construção ou apenas inserção de uma adega.
As adegas portáteis podem ser uma opção, no caso, elas possuem uma climatização diferente de mini geladeiras, ou de mini cervejeiras, mas é necessário pesquisar e considerar todas as especificações para entender se ela atenderá a sua necessidade.
Vale dizer que na decoração do ambiente as adegas podem ser facilmente inseridas, ou seja, podem estar na cozinha ou até mesmo ser um item de destaque na sua sala de estar.
Qual é a temperatura ideal para acomodar o vinho?
É necessário se atentar a temperatura ideal para os vinhos, que deve variar de 13 °C a 15°C. Você sabe porque as pessoas sempre escolhem a parte mais baixa da casa, ou em vinícolas, as adegas são subterrâneas?
O segredo está na umidade, sim, a umidade é fundamental para que o vinho conserve principalmente o teor alcoólico equilibrado. As rolhas são projetadas para armazenar os aromas e sabores do vinho com a umidade ideal, por isso esse fator é essencial.
A porcentagem de umidade ideal é de pelo menos 70%. Pode parecer muito, mas, cuidados como esses na sua adega pessoal fará a diferença no resultado de um bom vinho!
É indicado climatizar a adega?
Como estamos falando de uma adega pessoal e ela pode estar na sua cozinha ou em um espaço com diferentes influências como: temperatura e umidade oscilantes, o ideal é climatizar a sua adega.
Uma adega climatizada deve cumprir a função básica de proteger o vinho de quatro fatores que podem prejudicar a sua evolução e o seu sabor: temperatura, umidade, vibração e iluminação.
Um aspecto muito importante a observar é que as adegas muito pequenas, que comportam por volta de 10 garrafas não contam com compressor, elemento fundamental para blindar seus rótulos dos fatores indesejáveis e assegurar que as suas experiências com a bebida sejam sempre as melhores possíveis.
A umidade também poderá ser controlada da mesma forma, ou seja, ela pode se adequar a qualquer ambiente e a qualquer tipo de vinho. Assim a variedade da sua adega pode aumentar também.
Como organizar?
Você pode dividir os seus vinhos de acordo com a safra, ou pelas uvas. Neste caso o indicado é ter na sua adega as divisórias em diagonais que mencionei acima. Elas te ajudarão a diferenciar os vinhos, as safras e as uvas.
Se você optar por uma adega portátil, ela possui raques ou divisórias em horizontal, com um espaço específico para colocar as suas garrafas. Neste caso fica melhor você organizar por vinho da mesma safra, uva e harmonização.
Caso sua cartela seja mais variada e possua vinhos brancos, tintos, espumantes e uma diversidade alta de uvas, indicamos a organização por harmonização, ou seja, colocar vinhos para massas juntos, para frutos-do-mar juntos e assim consecutivamente.
Com essas dicas e orientações vai ficar bem fácil criar um clima agradável e apreciar um bom vinho em casa.
Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das tendências de decoração e dos nossos empreendimentos!